segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pensando o NT: Unidade na Diversidade



(1ª Co 1.10-17)
O Evangelho não anula as personalidades próprias, ele não cria uma série de seres amorfos (sem forma), que não possuem a capacidade em si de perscrutar o mundo a sua volta e as circunstâncias que lhe advém. Também, não faz parte da ação de Cristo criar gerações de marionetes padronizadas que falam, gesticulam, cantam e até pregam igualmente. A formação do ser humano é fora de série, somos seres particularmente únicos e diametralmente diferentes uns dos outros. E viva a diferença!
O que Paulo expõe como algo nocivo ao Evangelho é o partidarismo idolátrico, que infelizmente tem permeado a história da Igreja e causado grandes estragos em sua estrutura, alem torna confusa a sua mensagem aos que estão de fora. Para combater esse mal, o apóstolo apela para alguns princípios norteadores daqueles que são discípulos de Cristo:    
1. A mensagem da cruz é a diretriz de nossa sabedoria (1ª Co 1.18-25) - Nunca devemos esquecer de que a cruz posta para remissão dos pecados e propiciação pelos homens a Deus, é a cruz de Cristo, e de nenhum outro. Embora para o mundo seja uma loucura ou escândalo, trata-se da sabedoria de Deus para salvar os que crêem. Com a nossa mente voltada para esse fato, precisamos combater a idolatria que criamos em torno de nossas lideranças ou denominações. Quando dizemos: “eu sou de Paulo”, “eu sou de Apolo” e “sou de Cefas”, ou seja, quando nossas divisões prevalecem sobre a mensagem do Evangelho, simplesmente anulamos a cruz de Cristo.
2. Nossa vocação e chamado é obra exclusiva de Deus, não temos méritos (1ª Co 1.26-29) - As escolhas de Deus são baseadas em SUA sabedoria; Ele não escolhe baseado em possíveis genialidades humanas, ou pela nobreza que alguém possa ter, ou, ainda, pelo poder secular que este alguém disponha no mundo. Não! Contrariando todos os sistemas meritórios suas escolhas recaem em quem o mundo, costumeiramente não dispensa valor. Os critérios de Deus residem em sua GRAÇA soberana para que nenhum de nós, ou nenhuma de nossas denominações venha a se gloriar disso.
3. A Igreja de Cristo recebe o ensino do Espírito Santo (1ª Co 2.10-16) - A Igreja de Cristo Jesus, recebe a iluminação do Espírito para que possa discernir a história, as profecias, a Palavra e as experiências que lhe sobrevêm na convicção da providência de Deus que coordena todo o universo e faz cooperação dos acontecimentos para o bem dos que o ama (Rm 8.28). A sabedoria da Igreja está no conhecimento de Deus, pois não recebemos o espírito de eterna rebeldia do mundo, mas o Espírito de Deus que redireciona ao Cristo das Escrituras.
Portanto, as diferenças são bem vindas, afinal não somos iguais, no entanto, a nossa fé, a nossa esperança, o nosso Deus em Cristo e pelo Espírito nos faz um só povo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário