domingo, 15 de abril de 2012

Pensando o NT: Romanos




Leitura Diária: Romanos capítulos 01 – 02 -03


Não me envergonho! (Rm 1.16)

Há um desafio do qual todos os cristãos são chamados enfrentar com galhardia, o de demonstrar racional e convictamente a nossa fé, independente das circunstâncias ou do lugar onde esteja. Pode parecer algo simples confinado aos embates dos novos convertidos e os obstáculos por conta da nova fé, porém, a problemática é bem mais complexa do que imaginamos. Ao escrever aos cristãos de Roma considera algumas questões pertinentes aos irmãos daquele tempo:
a) Roma era a grande metrópole do Império concentrando a nata da política e do poder romano;
b) A cidade era um misto de cultura, mitologia e filosofia grega, romana e influências dos egípcios;
c) Cosmopolita ela resumia em si os sincretismos de várias religiões dos povos conquistados, e todo tipo de promiscuidade;
d) Os cristãos freqüentemente eram alvo de desconfiança e um perigo para o Estado;
O Evangelho dentro deste contexto parecia ter uma mensagem extremamente simplória e desprovida de elementos capazes de seduzir algum seguidor, o que poderia levar muitos irmãos a se sentirem constrangidos na defesa da fé. Paulo, então, após as saudações costumeiras das cartas declara fortemente: “Não me envergonho do Evangelho”, confiando que a mensagem do Reino é:
1. O poder de Deus – Sua fé não se baseava em charlatanices, filosofias vãs e sutis, e muito menos em crença supersticiosas. Não! A base solidificadora de sua fé estava em compreender que o Evangelho não é palavras de persuasão humana, mas, O Poder de Deus;
2. Para a salvação – Não se tratava apenas de uma demonstração de milagres, ou uma compilação de ensinos éticos, nem uma opção religiosa. Havia um propósito eterno para esta mensagem, a salvação daqueles que o Senhor chamar, aqueles que o receberiam seriam feitos seus filhos. Essa salvação não era excludente, nem fazia acepção, mas, era inclusiva: judeus e gentios fariam parte dela.
3. De todo aquele que crê - A mensagem provocava duas atitudes, ou aceitavam-na, ou recusavam. Crer na pessoa certa (Jesus) é o Caminho seguro e pleno que nos conduz ao Pai. O que para os gregos era loucura, e para os judeus escândalos, a certeza de Paulo de Paulo é produtora de vida.
Portanto, mesmo em face das mais sofisticadas mídias, dos desenvolvimentos conhecimento, o Evangelho continua vivo, real e verdadeiro. Assim como Paulo, possamos nós anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, poder de Deus, Salvação de Deus a quem crer.

Pedido de Oração
Oremos pelo testemunho de fé de cada homem, mulher, jovem e adolescente da Igreja do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário