sábado, 21 de abril de 2012

Pensando o NT: Oração, Uma Necessidade Cristã



Oração, uma necessidade cristã (Rm 15.30)
O fato de não sabermos orar como convém (Rm 8.26) não é justificativa pra nossa negligência a esta elementar, profunda e indispensável prática devocional. Muito pelo contrário, existem na narrativa bíblica advertências e convocações para não esmorecermos na oração, como exemplificou o próprio Jesus (Lc 18.1),  e como nos exorta Paulo (1 Ts 5.17). Há, também, o testemunho da oração matinal do salmista (Sl 5.3), e da disciplina do profeta Daniel (Dn 6.10), entre muitos outros exemplos.
O apóstolo nos revela lições importantes acerca da necessidade cristã de oração:
1. A oração nos ajuda a depender de Deus;
Os seus planos estavam traçados, mas não havia nele capacidade para garantir que qualquer um deles fosse realizado plenamente, por isso, Paulo os confia ao Senhor, sabendo que é d’Ele, o Pai, que depende tanto o querer, quanto realizar (Fp 2.13). Quando somos adoradores em espírito e em verdade, nossa oração é de dependência do Senhor;
2. A oração nos auxilia a vencer a ansiedade;
A oração é uma comunicação que precisamos manter sempre com Deus por que é através dela que nosso coração se tranqüiliza, pois devemos ter em mente que não é Deus que precisa de oração, somos nós que precisamos. É, através de sua constância que vencemos a ansiedade e a paz de Cristo é derramada em nosso coração (Fp 4.5,7);
3. A oração é um elemento para desenvolvermos uma rede de amizades verdadeiras;
Somente quem desenvolve a amizade oriunda da fraternidade cristã é capaz de batalhar na oração uns pelos outros. No capítulo 16 de Romanos temos um exemplo de como o apóstolo mantinha uma rede social e de amigos reais, feitos irmãos em Cristo, pelos quais orava e sem nenhum receio ou pudor de liderança pedia orações (Rm 16.1-16).
Sendo assim, possamos urgentemente nos assistir em constante oração e, além disso, desenvolvermos uma rede de amizade que venha contribuir para nosso crescimento, crescimento da Igreja e propagação do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário