terça-feira, 17 de abril de 2012

Pensando o NT: O pecado tem por salário a morte (Rm 6.23)



Leitura diária: Romanos capítulos 05 - 06


Usando uma forte linguagem e argumentos bem construídos, Paulo faz uma exposição extremamente precisa sobre a condição do homem depois da queda. A dura realidade é que a raça humana foi totalmente afetada pelo pecado o que trouxe como conseqüência a morte espiritual, a separação entre o Criador (Deus) e a criatura (homem), tornando este incapaz de retornar a condição anterior. A contrapartida dessa situação é a redenção feita pelo sangue de Cristo.
Diante disso, Paulo afirma:
1. A universalidade do pecado;
A afirmação do apóstolo e fundamentada no fato de toda a humanidade partiu de um antepassado comum, Adão e Eva; e que desse antepassado comum herdamos o mal original, do qual não podemos, por nós mesmo ser libertos, porque estamos mortos por causa do pecado.
2. A morte substitutiva de Cristo;     
Se o homem como pecador e merecedor da condenação é fato, a morte substitutiva de Cristo como para justificação dos escolhidos é também, um fato irrefutável na história do homem e é esse sacrifício que nos torna aceitáveis diante de Deus. Sendo, ainda, uma prova do amor de Deus, pois o justo (Jesus) morreu pelos injustos (nós).
3. Na morte de Cristo, a morte do velho homem;
Na cruz do calvário, junto com Cristo, foi crucificado também, o nosso velho homem, o que é simbolizado na Igreja pelo batismo, sendo assim sepultado o homem e seus pecados, ressuscitou para vida com Cristo, ou seja, mortos para o pecado, mas vivos para Deus.
Dessa maneira, o apóstolo encerra essa seção numa grandiosa conclusão, na qual expõe a dicotomia entre a morte e a vida, entre o primeiro Adão pecador e o segundo Adão santo (Jesus), alternando clara e objetivamente na impossibilidade de salvação do homem e seu merecimento, para a graça redentora de Deus através de Jesus Cristo.
A morte é tão somente o pagamento justo pelo pecado.
Mas, vida é um dom de Deus, em Cristo Jesus, que não merecemos, mas recebemos por causa de sua Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário