segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pensando o NT: No Senhor o Vosso Trabalho Não é Vão




(1ª Co 15.58)
Não existe situação mais desanimadora do que a de perceber que o nosso trabalho é vão. Um fato como este desaquece o coração e minam as forças, até mesmo dos mais fortes guerreiros. Ninguém gosta de ver seu esforço e suas lutas não surtirem resultados satisfatórios, muitos, com isso, entram em grande depressão. Vemos alguns casos na Bíblia de personagens que chegaram a pensar que seus ministérios caminhavam para esse fim:
Elias na caverna (1ª Rs 19.9-18);
Isaias ante a incredulidade do povo (Is 53.1);
Jeremias ao contemplar Jerusalém destruída (Lm 3.19-23);
Jonas ao ver a preservação de Nínive (Jn 4.1-5);
Paulo diante dos Gálatas e os judaizantes (Gl 4.11).
No entanto, há uma promessa do Senhor que nos liberta desse pensamento medíocre e nos insta a nunca desanimar, é a promessa de que no Senhor o nosso trabalho nunca será em vão.
Paulo faz uma grande apologia à ressurreição de Cristo é com ela, a nossa própria ressurreição. Isto se dá por causa de falsos ensinos que adentraram em Coríntios e, ensinavam que a ressurreição não havia acontecido. Ele enfaticamente afirma a primazia de tal doutrina e sua extensão na vida cristã, de tal forma que sendo uma inverdade (a ressurreição), os cristãos seriam os mais infelizes dos homens. Contra os falsos ensinos, Paulo nos estimula a:
1. Sermos firmes e inabaláveis – Não estarmos vacilantes nos fundamentos de nossa fé, mas construirmos uma vida, um pensamento, uma sabedoria alicerçada na Rocha (Jesus) e não nos abalarmos com os modernos fariseus, nem as seitas e heresias, sejam antigas ou modernas;
2. Sempre abundantes – Nossa firmeza doutrinária não é subjetiva, ao contrário, é objetiva; nossa maneira inabalável, não é inerte, ao contrário, é dinâmica e produtiva. Devemos estar sempre frutificando na Obra do senhor, principalmente, no fazer discípulos;
3. Sempre no Senhor – Não trabalhamos para uma denominação, para uma religião, para uma liderança local, ou por causa de uma idéia obstinada, não! Isto, sim, faria vão o nosso esforço. Mas, trabalhamos para o Senhor, que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6), e é poderoso para guardar o nosso depósito até aquele Dia (1ª Tm 1.12).
Sendo assim, possamos ser crentes íntegros, cheios de fé e proativos no Reino de Deus, pois jamais será vão o nosso trabalho. Maranata! Vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário