domingo, 29 de abril de 2012

Pare e Pense o NT: O Caminho Sobremodo Excelente




(1ª Co 13)
Num mundo obstinado pela busca dos dons carismáticos, onde língua estranha transformou-se em máxima evidência da presença do Senhor e, profecias passaram a ser uma mania irresponsável de pregadores da hora e cantores desavisados, onde os ministérios televisivos e grandes Igrejas disputam fiéis como empresas buscam consumidores, Paulo divinamente inspirado pelo Espírito Santo nos trás a revelação madura de uma condição superior a qualquer dom.
Tendo em vista certa confusão na Igreja dos coríntios por conta das divisões, da dificuldade de compreenderem a diversidade e unidade da Igreja e, ainda, a fixação em busca de dons que evidenciasse uma maior espiritualidade, o apóstolo versa sobre o amor discorrendo:
a.     Sua natureza – O amor é paciente, benigno, altruísta, verdadeiro, cheio de esperança, duradouro. Não é invejoso, ou orgulhoso; não é egoísta ou rude, nem aceita provocação (1ª Co 13.4-7);
b.     Sua falta – Torna as línguas como um barulho apenas. As profecias, os mistérios, a ciência e até mesmo a fé, sem o amor, nada valem, assim, como as boas são inúteis (1ª Co 13.1-3);
c.      Sua importância – Ele é maior do que as profecias, porque estas desaparecerão; é maior que as línguas, porque estas cessarão; é maior que a ciência por estas desaparecerá (1ª Co 13.8).
Podemos intercambiar o ensino de Paulo com a concordância que encontramos na Palavra sobre o amor, e dessa forma aprender que:
1.       Ele amor é o tema central da Bíblia, pois é personificado em Deus (1ª Jo 5.8);
2.      Ele é demonstrado no comissionamento de Jesus Cristo (Jo 3.16);
3.      Ele é provado por Deus no sacrifício de Cristo (Rm 5.8);
4.      Ele é posto como condição fundamental para o cumprimento da Lei (Mt 22.37-40);
5.      Ele é o elemento unificador da unidade da Igreja (Jo 15.12-13);
6.      Ele é a mensagem transmitida ao mundo (Jo 13.35).
Portanto, procuremos exercê-lo em toda a nossa vida como um dom característico de quem é, ou está amadurecendo na fé do Caminho de Cristo, sabendo que não é uma proposta utópica, subjetiva, mas é uma realidade da qual devemos tomar posse, pois ele é derramado por Deus em nosso coração pelo Espírito (Rm 5.5), porque ele não um mero sentimento, mas um mandamento eterno e deve ter uma prática real (Rm 12.9-10; 1ª Pedro 1.22; 1ª Jo 4.20-21).
Agora, permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Sendo o maior deles, o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário