terça-feira, 24 de abril de 2012

Pensando o NT: Loucos Por Causa de Cristo





 1ª Co 4.10
Viver o Evangelho plenamente em nossa vida será sempre uma loucura para o mundo. Esta verdade cristalina do Novo Testamente é compreendida pelos avessos e, então, observamos surgir as mais espantosas “crendices” e tomarem parte do cotidiano evangélico, alem dos esdrúxulos usos e costumes e das manias que beiram o irracional fanatismo medieval.
A loucura do Evangelho ressaltada por Paulo nessa passagem é uma fina ironia do comportamento presunçoso e arrogante dos coríntios em relação aos apóstolos. No entanto, essa afirmação nos leva a refletir sobre o quanto a mensagem do Evangelho é contrária ao mundo, ou, ainda, em que somos loucos?
Por não buscar a glória do mundo, mas sim, glorifica a Deus;
A mensagem do mundo é que você ocupe o seu lugar ao sol, e para isto, os fins justificam os meios, você vale pelo que tem e, etc. Em contrapartida o Evangelho propõe reconhecermos o outro, amarmos o próximo; SER como qualidade essencial para viver; construir uma existência na ética e honestidade num mundo em que essas são apenas palavras que não mais expressam a verdade de seus significados.
Por optar viver a verdade por amor ao Senhor Jesus, somos loucos.
Por crer na simplicidade de Cristo em vez das conjecturas humanas;
A mensagem do Evangelho é simples, mas não é simplória. Através dele qualquer pessoa torna-se sábio para salvação, por que suas verdades se discernem espiritualmente e iluminam aos que carecem de alivio existencial para suas almas cansadas (Mt 11.28-30), porém, há profundidades que deixam atônitos os maiores filósofos produzidos pelo saber humano.
Por optar pelo Evangelho puro e simples de Jesus, somos loucos.
Por viver a expectativa do retorno triunfante de Cristo;
A Igreja está sempre na iminência do retorno do Rei Jesus com poder e glória. Ela compreende que somos peregrinos, que nossa existência neste mundo é breve e momentânea e, que somos chamados a um Reino que se concretiza na glória, por isso, não se coaduna com a amizade do mundo, nem constrói suas bases em sutilezas e ensinos humanos que sãos falhos e, mudam com o tempo, mas nossa fé está na Rocha, Jesus.
Portanto, somos loucos porque preferimos o viver cristão, baseados, fundamentados, alicerçados no Cristo, descrito na Bíblia. Não somos loucos por causa de roupas extravagantes, crenças estranhas, gritos e práticas absurdas, mas, somos considerados loucos por estarmos submetidos ao Rei Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário