terça-feira, 3 de abril de 2012

As Marcas do Ministério de Cristo



Mateus 4.23-25.
  Marcas são projeções transformadoras que deixamos em nossa geração e quando são profundas alcançam gerações futuras. Assim os grandes filósofos e pedagogos, os grandes artistas, os líderes religiosos e ainda os estadistas e também os cientistas nos legaram toda uma estrutura social, religiosa e cultural que temos hoje, alguns com uma maior influência em nosso tempo, outros só uma lembrança nos livros.
As marcas do ministério de Jesus são capazes de alcançar qualquer geração, em qualquer tempo. Elas ultrapassaram as barreiras temporais, culturais, lingüísticas, dimensionais até, provocando transformações existenciais profundas e reencontros eternos. Essas marcas não pertencem a nenhuma religião, mas está acessível a todos que com o coração/alma aberto permite-se ser preenchido por esta essência de vida plena e infindável.
Assim como Cristo Jesus é o ideal ético, moral, religioso e vivencial para todas as épocas, o seu ministério possuía algumas características que o tornava impar e que deve refletir em qualquer proposta espiritual que se dispõe a ser e a ter uma mensagem cristã.
Longe dos surtos psicóticos das manifestações religiosas, ditas “cristãs” de hoje, carregadas de uma escravizante idolatria ou de uma irracional demonstração de "dons carismáticos" com data, hora, lugar e ênfase marcadas, o ministério de Cristo é centrado no ensino que conduz o homem a sua inteireza relacional, homem-Deus, homem-mundo, homem-homem. Dessa forma o seu ensino era capaz de ser compreendido tanto pelos desfavorecidos de cultura quanto aos mais intelectualizados do pedaço.
Uma segunda marca desse ministério cristocêntrico é a proclamação pela pregação. Não significa apenas uma capacidade retórica, não é apenas uma demonstração homilética, o sentido é a busca ao homem caído e incapaz de por si mesmo reencontrar o Caminho de Deus. Cristo foi ao encontro desse homem, não construiu uma torre religiosa, dogmática, paradigmática que assusta e intimida, não! Ele percorria as aldeias, as cidades, os lugares lançando a semente da Palavra de Deus, pois o verbo pró-ativo do Reino é “IR”. Ir de encontro ao próximo e transmitir vida em vez de morte, alegria em vez de tristeza, sentido em vez de vazio, liberdade em vez de culpa.
Outra característica marcante do ministério de Cristo é a sua capacidade de curar o homem. Não é uma mera demonstração de capacidade terapêutica para restabelecimento da saúde material humana, mas uma força libertadora e libertária que arrebenta com todas as cadeias que sufocam que maniatam que afundam e amargam a existência humana. Cristo cura os males do corpo, as pressões do mundo e as doenças da alma. Lá do âmago do nosso ser, do espírito mais profundo e escondido de nossa vida, aquilo que de fato nos torna seres doentes, Ele revolucionariamente quebrante e nos reconstrói.
Portanto, todo ministério cristão que nos adoeça, que não nos torne pessoas melhores, que não demonstre o ensino do Evangelho, a proclamação do Evangelho e a cura pelo Evangelho, não pode ser um autêntico ministério continuista de Cristo Jesus. Pois, o ministério de Cristo produz vida plena e abundante.
N’Ele, que é a Palavra Viva de Deus.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário