sexta-feira, 2 de março de 2012

Série: O Evangelho Puro e Simples

Pastor Cláudio Antônio

VOCAÇÃO EFICAZ
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10.27)
INTRODUÇÃO

Vocação Eficaz ou Chamado Eficaz é o chamado que Deus direcionou aos eleitos na Pessoa de Cristo. Esse chamado à salvação é expressão da livre graça de Deus, à qual o homem é habilitado, pelo Espírito Santo, a responder por meio da fé em Cristo Jesus.
Através da Vocação Eficaz os homens são atraídos livres e eficazmente a Jesus Cristo, sendo para isso dispostos pela graça de Deus (Ef.2.8).
A Vocação Eficaz é a obra do Espírito Santo, pela qual ao convencer-nos do nosso pecado e da nossa miséria, iluminar nosso entendimento pelo conhecimento de Cristo e renovar a nossa vontade, nos persuade e habilita a abraçar Jesus Cristo, que nos é oferecido de graça no Evangelho (2 Tm.1.8-9; Ef.1.18-20; At.2.37; At.26.18; Ez.11.19; Jo.6.44-45; Fp.2.13; Ef.2.15).

I – DUAS FORMAS DA PALAVRA VOCAÇÃO

Vocação tem sido reconhecida na Teologia Reformada como vocação ou chamamento “exterior” e “interior”. O primeiro é o chamamento da Palavra pela qual todos os pecadores são graciosamente convidados a Cristo, para que tenham vida e salvação Nele. Contudo, este chamamento é insuficiente em si para habilitá-los a ir a Ele.
O segundo é o chamamento interior do Espírito, que acompanha a Proclamação da Palavra, pelo qual o pecador não só é convidado a Cristo, mas também interiormente capacitado a abraçá-lo, conforme Ele é graciosamente oferecido nos Evangelhos.

II – PAPEL DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo nos dá a visão clara da culpa de nossos pecados e um reconhecimento da ira de Deus e das misérias do inferno (Jo.16.8-11). Isso fere nossa consciência e faz-nos perguntar: “Que devo fazer para ser salvo?” (At.2.37; 16.30).
O Espírito realiza essa tarefa pela lei – “Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm.3.20).
O Espírito ilumina a nossa mente apontando-nos a Cristo, pois nEle, isto é, no conhecimento de sua pessoa, justiça, poder, etc., nós seremos renovados em nossa vontade e somos capacitados a nos voltar a Cristo como Salvador e Senhor (Jo.6.37; 44-45; At.26.18).
O Espírito Santo é quem renova a nossa vontade, colocando novas inclinações e fazendo com que estejamos dispostos a abraçar incondicionalmente Jesus Cristo pela fé (Ef.1.19,20; Ez.11.19).

III – PAPEL DA PALAVRA DE DEUS

O Espírito Santo usa a proclamação da Palavra de Deus para o chamamento divino dos escolhidos (Jo.6.44,45; Rm.10.17; 2 Ts.2.13,14; 2 Tm.1.9-10). Esta proclamação aponta para Cristo, o Senhor e Salvador (1 Ts.5.9,10). A livre e especial graça de Deus é manifestada para que este chamamento seja eficaz (Ef.1.5; Tg.1.18).

IV – ELEMENTOS DO CHAMAMENTO DO EVANGELHO

A pregação efetuada por cada salvo são incluídos três elementos importantes.

1 – EXPLICAÇÃO DOS FATOS CONCERNENTES A SALVAÇÃO

Deve-se incluir:
a) Todas as pessoas pecaram (Rm.3.23);
b) A pena pelos pecados é a morte (Rm.6.23);
c) Jesus Cristo morreu para pagar a pena pelos pecados (Rm.5.8).

Este entendimento não é suficiente para uma pessoa ser salva. É preciso haver um convite.

2 – CONVITE PARA RECEBER CRISTO PESSOALMENTE COM ARREPENDIMENTO E FÉ – Mt.11.28-30

Tem que haver uma resposta pessoal a um convite da parte do próprio Cristo, e não de outro qualquer. O convite é feito agora e que a resposta deve ser imediata (Jo.1.11-12). Receber Cristo é uma atitude individual e pessoal (Ap.3.20).
Qualquer pregação genuína do Evangelho deve incluir um convite para uma decisão consciente de renunciar os próprios pecados e de ir a Cristo com fé, pedindo perdão pelos pecados. Negligenciando isso não há uma proclamação do Evangelho plena e verdadeira.

3 – PROMESSA DE PERDÃO E VIDA ETERNA

Cristo promete aos que se chegam a Ele com arrependimento e fé, o perdão e a vida eterna (Jo.3.16; At.2.38; 3.19).
Aliada à promessa de Perdão e Vida Eterna deve estar a garantia de que Cristo aceitará todo aquele que se achega a Ele com arrependimento sincero e fé buscando a salvação, porque foi enviado a Cristo pelo Pai (Jo.6.37).

CONCLUSÃO

Até as crianças são incluídas nesta vocação, pois o Espírito opera, quando, onde e como quer (Gn.17.7; Lc.18.15-17; Jo.3.8; At.2.39; 4.12).
Por outro lado os não eleitos jamais chegarão a Cristo e, portanto, não podem ser salvos (Mt.13.18-20; 22.14; 1 Jo.2.19).
É importante que cada salvo seja instrumento do chamamento do Evangelho pela proclamação, porque se não houvesse o chamado do Evangelho, os eleitos não seriam salvos (Rm.10.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário